Curriculum Vitae




CURRICULUM VITAE

NOME: Filipa Malva


DATA DE NASCIMENTO: 11-05-1977

EMAIL: filipamdv@gmail.com

BLOG: www.filipamalva.net
Contacto: 96 640 90 16




FORMAÇÃO ACADÉMICA:

2005 Grau: MESTRADO 

Classificação: Pass with Distinction 

Instituição que conferiu o grau: University of Kent, UK 

Título da tese: Between spaces : the Irish heroic age in Lisbon’s Coliseum 

Orientador: Prof. Christopher Baugh 

Domínio científico: Teatro/Cenografia 

Designação do curso: MA Performance Space and IT Modelling



2001 Grau: LICENCIATURA 

Classificação: 16 /20 com distinção.
Instituição que conferiu o grau: Universidade Técnica de Lisboa 


Faculdade: Faculdade de Arquitectura 

Designação do curso: Arquitectura (pré-Bolonha)



ACTIVIDADES ANTERIORES:


2014/15 (Dezembro - Março) - Cenário, figurinos e pintura cénica para "Duetos - 8 assaltos” de A. Vallejo, encenação de João Janicas, uma produção Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2014/15 (Dezembro - Janeiro) - Cenário, figurinos, adereços e máscaras para "A Caravana da Ilusão” de Alcione Araújo, encenação de Ricardo Correia, co-produção Escola Superior de Educação e o O Teatrão, Coimbra.

2014 (Novembro-Dezembro) - Cenário e figurinos para "Há Tempo pata Tudo”, encenação e dramaturgia de Claudia Carvalho e Jonathan Azevedo, O Teatrão, Coimbra.

2014 (Julho-Outubro) - Cenário e desenho ao vivo para "O Meu País é o Que o Mar Não Quer” dramaturgia e encenação de Ricardo Correia, Casa da Esquina, Coimbra. Em digressão. 

2014 (Agosto-Setembro) - Cenário e figurinos para "O Alvazil de Coimbra”, encenação de Isabel Craveiro e dramaturgia de Jorge Louraço Figueira, O Teatrão, Coimbra.

2014 (Abril-Junho) - Cenário e figurinos para "Lorca”, encenação de Ricardo Correia, co-produção Escola Superior de Educação e o O Teatrão, Coimbra.


2014 (Fevereiro - Abril) - Cenário e figurinos para "Conta-me Como Foi...”, encenação e dramaturgia de Jorge Louraço Figueira, O Teatrão, Coimbra.

2014 (Janeiro-...) - Cenário e figurinos para "O Caso Dussaert” de Jacques Mougenot, com encenação de João Janicas e Helder Wasterlain, Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2014 (Janeiro-Março) - Cenário e figurinos para concerto de lançamento do grupo musical Macadame, Conservatório de Música de Coimbra.

2014 (Janeiro) - Cenário e figurinos para "Vai Haver um Dia...” baseado no texto ‘Casting’ de Aleksandr Gálin, encenação de Ricardo Correia, co-produção Escola Superior de Educação e o O Teatrão, Coimbra.

2013 (Outubro-Dezembro) - Cenário e figurinos para "Viagem a Casa dos Meus Avós” criação colectiva de O Teatrão, Coimbra.

2013 (Abril-Junho) - Cenário e figurinos para "Arruinados em 3 Actos - Acto I” de Jorge Louraço Figueira, encenação de Isabel Craveiro, O Teatrão, Coimbra.

2013 (Janeiro-Dezembro) - Cenário e figurinos para "As Alegres Comadres de Windsor” de William Shakespeare, com encenação de João Maria André, Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2013 (Março) - Figurinos para “Silêncio Insurrecto”, leitura encenada com encenação de João Janicas, Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2012 (Dezembro) - Figurinos para o filme “Natais de Torga” de João e Barbara Janicas com realização de Nuno Portugal e interpretação da Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2012 (Novembro) - Figurinos para a leitura encenada "O amor do soldado”, de Jorge Amado, integrado no Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado. O Escritor, Portugal e o Neorrealismo, com encenação de João Maria André, Cooperativa Bonifrates, Coimbra.

2012 (Março a Junho) - Cenógrafa na produção ‘Pequena História Trágico-Marítima’, do encenador e dramaturgo Jorge Louraço Figueira.

2012 (Fevereiro) - Organização de oficinas sobre o papel do desenho no processo criativo do cenógrafo.

2011 (Junho) - Júri para as Marchas Populares de Lisboa, área da Cenografia. EGEAC, Câmara Municipal de Lisboa.

2011 (Maio) - Organização e montagem da exposição "Desenhos de Cena"; Organização do 1º Encontro Nacional de Cenógrafos; Liderança de um workshop de expressão plástica para estudantes de Cenografia, no âmbito do Scena Lisboa 2011. Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa.

2011 (Maio) - Liderança de oficina de expressão plástica no âmbito da estreia do espectáculo para público infantil "A Biblioteca Russa" de Jorge Louraço Figueira, O Teatrão, Coimbra. Companhia de teatro O Teatrão.

2011 (Abril a Julho) - Docente na disciplina de História do Teatro II, Curso de Teatro. Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria.

2010-2012 - Cenografia e pintura cénica para a Avalon Theatre Company, Lisboa.

2010-2013 - Doutoranda em Estudos Artísticos, especialidade de Teatro/Cenografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Bolseira de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2008-2009 (Abril a Outubro) - Draughtsperson/Administrator, Scenic Workshops, Royal Opera House, London.

2008 (Janeiro a Abril) - Cenógrafa/designer, Push UK, Director Artístico Stuart Nunn, London.

2008 (Fevereiro a Abril) - Cenografia e figurinos para Richard II, de W. Shakespeare, Spotlites Theatre Company, Chatham, Reino Unido.

2008 (Janeiro a Abril) - Cenografia para The History of London until it burnt down, escrito e encenado por Richard Roques Jermyn Street Theatre, London.

2007-2009 - Cenógrafa Residente, Avalon Theatre Company, companhia de teatro de língua inglesa de vertente educacional, Lisboa.

2007 - Ilustração, Atelier Lígia Casanova (design de interiores), Lisboa.

2007 (Janeiro a Junho) - Cenografia e figurinos para Chapter Two de Neil Simon, Dramatis Personae Theatre Company, Lisboa.

2006 (Maio e Junho) / 2007 (Janeiro a Março) - Assistente de Cenografia e Adereços durante a produção de Ring Cycle de Richard Wagner, encenado por Graham Vic com cenografia de Timothy O’Brien, Teatro Nacional de São Carlos.

2006 - Exposição individual de pintura/desenho, sobre o Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, Restaurante Vírgula, Lisboa.

2006 (Junho e Julho) - Assistente de Cenografia e Adereços durante a produção de O Nariz de Dimitri Chostakovitch, encenado por João Lourenço com cenografia de Jochen Finke, Teatro Nacional de São Carlos.

2005 - 2007  - Cenógrafa Associada e Productora para The Virtuoso de Thomas Shadwell, The Winter’s Tale de William Shakespeare, The Human Voice de Jean Cocteau e Exiles by the Sea de Madeline Raynolds, Lisbon Players, Lisboa.

2004 - Design gráfico, Restaurante Vírgula, Lisboa.

2002 - Arquitecta para o projecto de reconversão na Av. Duarte Pacheco, em Lisboa. Marta Mendes Pires (cliente).

2002 - Participação, a convite, no concurso para a elaboração do projecto de reconversão da Casa Mortuária em Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis de Leiria.
 


2002 - Arquitecta para um projecto de reconversão na Av. João XXI, Lisboa. Inês Pina-Cabral (cliente).

2001-2004 - Arquitecta no atelier Risco SA, sob a orientação do Arqº Manuel Salgado.
 


PRÉMIOS OU DISTINÇÕES:

2010- 2013 - Bolsa de Doutoramento, FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2001 - Bolsa de mobilidade Sócrates/Erasmus para a escola de Arquitectura Ion Mincu, Bucareste, Roménia (1a escolha), GAERI/ Agência Nacional Sócrates/Erasmus.

 

ACTUAIS INTERESSES DE INVESTIGAÇÃO:

- Espaço em Arquitectura e Cenografia;
- Desenho para Teatro;


- Fenomenologia do Teatro;

- Cenografia digital e ambientes digitais tridimensionais.



OUTRAS ACTIVIDADES E COMPETÊNCIAS:

- Arquitectura;
- Construção cénica;


- Fotografia e pintura cénicas; 

- Desenho analógico, técnico e digital; 

- Design, corte e costura de figurinos;
- Ilustração.

 

PUBLICAÇÕES:
 

Livro
2012 - Co-editora com Celia Morgan do ebook Activating the Inanimate: Visual Vocabularies of Performance Practice, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

2010 - co-editora com Adele Anderson e Chris Berchild do ebook Performance: Visual Aspects of Performance Practice, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

Capítulos de livros 


2012 - ‘Little Cinderella, Big Cinderella: Scenography as Performance’, no ebook Activating the Inanimate: Visual Vocabularies of Performance Practice, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

2012 - ‘Little Cinderella, Big Cinderella: Scenography as Performance’, em The Performance of Visual Meaning, editado por Andrew Cope, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

2011 - ‘Lugares Virtuais em Palcos Reais’, no livro Literatura, Espaço, Cartografias, 1º Colóquio da Primavera, Imprensa da Universidade de Coimbra.

2011 - ‘Theatre for All: Scenic Contraption in the Work of O Bando’ para Performance: Developing New Visual Languages, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

2010 - ‘Theatre for All: Scenic Contraption in the Work of O Bando’ para o ebook Performance: visual aspects of performance practice, Oxford: Inter-Disciplinary Press.

Publicações em actas de encontros científicos 


2011 - capítulo ‘Lugares Virtuais em Palcos Reais’ no livro Literatura, Espaço, Cartografias, 1º Colóquio da Primavera, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Outras publicações
2012 - ensaio ‘A Prop’s Story: From the Everyday to the Stage’, para a Revista Brasileira de Estudos da Presença, Faculdade de Educação (GETEPE - Grupo de estudos em educação, teatro e performance), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

2011 - artigo ‘Do Outro Lado dos Fazedores de Espaço’ para o catálogo Do Outo Lado/ On The Other Side direcção João Brites, Rui Francisco, Miguel Jesus, PQP 2011, ed. DGARTES, para a representação oficial portuguesa na Quadrienal de Cenografia de Praga.
2010 - recensão ‘Uma casa para D. Quixote (de Coimbra)’ para a revista Sinais de Cena, Abril.

2003 - directora e revisora da revista Registos – análise, pensamento, obra, pertença da associação cultural sem fins lucrativos Differentia, com publicação de fotografias de arquitectura da obra do Estádio do Dragão, Antas, Porto, no número 0.

COMUNICAÇÕES:
Comunicações orais por convite
Outubro a Dezembro 2013 - conjunto de dez lições sobre a Análise de Espectáculo, no âmbito do curso de Estudos Artísticos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Maio 2013 - comunicação sob o título ‘Space+Page: Rehearsing Through Drawing’ para Testing, World Stage Design 2013, Cardiff, UK.

Outubro a Dezembro 2012 - conjunto de dez lições sobre a Análise de Espectáculo, no âmbito do curso de Estudos Artísticos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Outubro a Dezembro 2011 - conjunto de dez lições sobre a Análise de Espectáculo, no âmbito do curso de Estudos Artísticos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Julho 2011 - lição sobre Cenografia no âmbito da Universidade de Verão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Abril 2011 - mesa redonda como parte do ciclo Espectacular e Real organizado pela companhia de teatro O Teatrão, Coimbra.

Maio 2010 - comunicação ‘Lugares Virtuais em Palcos Reais’ para Literatura, Espaço, Cartografias, 1º Colóquio da Primavera, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Março 2010 - lição e orientação de projecto em três partes ‘Introdução a Cenografia’ no âmbito da disciplina de Desenho e Ilustração, Mestrado de Design, Universidade da Lusófona, Lisboa.

2005 - Lição no âmbito da disciplina de Desenho de 5º ano dos cursos de Design de Comunicação e Design de Equipamento sobre o tema Desenho Material vs Desenho Digital em Cenografia, Universidade Lusófona.

Comunicações em painel (com revisão de pares)
Outubro 2013 - comunicação ‘Drawing Performance, Performing Drawing: a Comparative Analysis of Two Practices in Rehearsal Drawing’ para a conferência Performance: IV Visual Aspects of Performance Practice, organizado por Inter-Disciplinary. Net, Oxford, UK.

Setembro 2013 - comunicação ‘Space/Page: collaborative drawing in the rehearsal room’ para a conferência Drawing in the University Today: International Meeting on Drawing, Image and Research, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Novembro 2012 - comunicação ‘Drawing the Scene’ para a conferência Performance III: Visual Aspects of Performance Practice, organizado por Inter-Disciplinary.Net, Salzburg, Aústria.

Novembro 2011 - comunicação ‘Little Cinderella, Big Cinderella: Scenography as Performance’ para a conferência Performance II: Visual Aspects of Performance Practice, organizado por Inter-Disciplinary.Net, Praga, República Checa.

Junho 2011 - comunicação ‘Four Hands Playing: a Dialogue Into the Nature of Theatre Collaboration’ em colaboração com Jorge Louraço Figueira, para a conferência Designing the Performance Spaces promovida pela Faculdade de Artes da Charles University, o Instituto para as Artes e Teatro em Praga e o Scenography Working Group IFTR.

Novembro 2010 - comunicação ‘Theatre for All: Scenic Contraption in the Work of O Bando’ para a conferência Performance I: Visual Aspects of Performance Practice, organizado por Inter-Disciplinary.Net, Praga, República Checa.